PORQUE PROCURAR
UM ORTODONTISTA?
A crescente conscientização sobre a saúde, e a aparência de um sorriso vêm aumentando o desejo de muitas pessoas de procurar o tratamento ortodôntico, não só como uma necessidade funcional, mas também por razões estéticas.
Os dentes desalinhados são difíceis de limpar, o que pode contribuir para o aparecimento de cáries e inflamações da gengiva. Uma má oclusão (mordida errada) pode causar também o desgaste incorreto das superfícies dentárias, dificuldades na mastigação e fala, perda prematura de dentes e dores de cabeça. Além disso, existem deformidades dento-faciais, como retrognatismo ou prognatismo que podem ser tratadas com a ortodontia e em alguns casos em conjunto com o cirurgião buco-maxilo-facial.
Um tratamento ortodôntico para corrigir esses problemas pode revelar-se menos oneroso do que os cuidados dentários necessários para tratar os problemas que venham a se desenvolver em anos posteriores.
A indústria odontológica tem evoluído, especialmente no que diz respeito aos cuidados bucais e tratamentos ortodônticos, com o surgimento de aparelhos mais confortáveis e estéticos. A autoestima, mesmo que não seja o foco principal, costuma ser o aspecto mais impactado após o tratamento.
Dentes alinhados contribuem para dentes e gengivas saudáveis.
Um sorriso atraente é um agradável "efeito colateral" do tratamento ortodôntico.
A ORTODONTIA TRATA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS
ORTODONTIA EM CRIANÇAS
O momento ideal para fazer uma avaliação com o ortodontista é por volta dos 7 anos de idade quando a criança possui dentes de leite e dentes permanentes na boca ao mesmo tempo. Nesta fase, é possível constatar problemas relacionados ao crescimento dos ossos da face e dos dentes.
O tratamento precoce dá ao ortodontista a oportunidade de:
- Guiar o crescimento da maxila e da mandíbula
- Diminuir o risco de trauma aos dentes anteriores quando são protruídos
- Corrigir hábitos orais prejudiciais como chupar dedo, chupeta e interposição lingual.
- Melhorar a aparência e a autoestima
- Guiar a erupção dos dentes permanentes para uma posição mais favorável
- Criar uma relação mais harmônica entre os dentes, lábios e a face
Entretanto, é importante lembrar que é possível que tenhamos somente que acompanhar a criança de tempos em tempos, sem nenhuma intervenção.
"A AAO recomenda que todas as crianças tenham um check-up com um ortodontista até os 7 anos de idade para que os problemas relacionados ao crescimento possam ser identificados e para que o tratamento possa ser iniciado no momento apropriado para cada paciente.”
American Association of Orthodontics
ORTODONTIA EM ADOLESCENTES
A maior parte dos tratamentos ortodônticos, como por exemplo, apinhamento, espaços entre os dentes, dentes projetados, dentes extras ou ausência deles, são realizados durante a adolescência, quando todos ou quase todos os dentes permanentes estão presentes na boca. Esta fase é de grande importância pois nela acontece o surto de crescimento, nas meninas, por volta dos 11 anos e nos meninos por volta dos 13 anos de idade.
Muitas vezes é um ótimo momento para corrigir determinados problemas esqueléticos pois, com o fator crescimento a favor, pode-se intervir no desenvolvimento dos ossos maxilares.
ORTODONTIA EM ADULTOS
O tratamento ortodôntico pode ser realizado em adultos, utilizando aparelhos fixos ou alinhadores estéticos, dependendo da indicação para cada caso, contribuindo para melhora na qualidade de vida. Desde que se tenha uma condição de saúde bucal, muitos problemas ortodônticos podem ser facilmente corrigidos da mesma forma em adultos como nos pacientes jovens, com exceção daqueles que envolvam o crescimento ósseo. Nesse caso o tratamento pode requerer cirurgias que são planejadas em conjunto com o cirurgião buco-maxilo-facial.
No tratamento dos pacientes adultos, o ortodontista muitas vezes trabalha em conjunto com o especialista em reabilitação oral, no planejamento de próteses dentárias ou implantes dentários para atingir o melhor resultado possível.