CLAREAMENTO DENTÁRIO
O Clareamento dentário é uma das técnicas disponíveis para recuperar dentes amarelados e manchados. É um procedimento seguro, mas deve ser feito sob orientação e acompanhamento clínico de um profissional pois podem ocorrer reações adversas como sensibilidade dentária ou inflamação do tecido gengival. Além disso, é importante saber se existe indicação para realizar o procedimento, qual o produto e técnica correta para cada caso, dependendo do grau de necessidade do paciente.
Existem duas técnicas de clareamento, a caseira e a de consultório. Na técnica caseira o dentista confecciona uma placa de silicone que o paciente utiliza em casa colocando o gel clareador e levando à boca pelo tempo determinado pelo dentista. A técnica de consultório é feita exclusivamente em consultório, utilizando um gel com concentração maior do ativo clareador (e, portanto, não seguro para se usar em casa) e o efeito é potencializado por uma fonte de luz. A escolha por cada uma delas é feita pelo dentista, que pode inclusive associar as duas técnicas no mesmo tratamento para se obter melhores resultados.
Dentes que passaram por tratamento de canal, por exemplo, não reagem ao clareamento externo. As restaurações dentárias e próteses também não ficam mais brancas, e podem ser trocadas após o procedimento por restaurações mais claras.
É importante ressaltar que pacientes muito jovens não devem utilizar produtos clareadores, pois ainda têm estruturas da dentição se formando e existe o risco de afetar a polpa dental. Gestantes também devem evitar esses produtos, pois não existem dados suficientes que comprovem a segurança do procedimento para grávidas.
Durante o tratamento é importante que o paciente reduza o consumo de mate, chá, vinho tinto, açaí, molho shoyo e café para obter um melhor resultado do clareador. A durabilidade do resultado depende dos hábitos alimentares e de higiene do paciente. O tempo de tratamento varia, dependendo da técnica utilizada e do efeito desejado pelo paciente.
É imprescindível que o tratamento para clareamento dental seja realizado sob orientação e acompanhamento clínico de um profissional, pois ele irá avaliar se existe indicação para o procedimento, o produto a ser utilizado e a técnica adequada.